Projeto “Meu Mundinho” aborda a construção da identidade da criança

Publicado em 03/05/2017

Na última terça-feira, dia 02 de maio, a professora Janaina Mariano, da 1ª fase, colocou em prática o projeto “Meu Mundinho” que aborda o tema “Construção da Identidade”. As atividades foram realizadas no pátio da Maternal Evelyn Mosse Barreiro com os alunos da sua turma.

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A maternal é um universo social que proporciona ambientes diferenciados do da família, proporcionando novas interações, possibilitando desta maneira ampliação de seus conhecimentos relacionados a si e dos outros.

A professora contou que “a criança de 7 a 11 meses não entende que é um ser único, ela entende-se como uma extensão da mãe, é como se ela não soubesse que existe. Por isso esse projeto é importante, para trabalhar a criança, mostrando os sentidos e a identidade como ser individual, buscando ampliar os conhecimentos e as percepções da criança como ser individual na sociedade” explicou a professora.

A professora contou também que esse projeto acontece semanalmente na escola, pois a construção da identidade da criança acontece de forma gradativa, aos poucos ela começa a desenvolver, conhecer e identificar a si mesmo e o próprio corpo, ou seja, com as atividades oferecidas pela maternal, a criança é estimulada a desenvolver seu lado psicomotor, social e cognitivo individualmente.

As atividades consistem em rodas de conversas com cantigas sobre o tema, exploração de espaços pedagógicos, percepções de auto-imagem por meio de espelho e desenho representando o próprio corpo em papel kraft, brincadeiras em grupos entre outros.

CONFIRA AS FOTOS DO PROJETO "MEU MUNDINHO"
Projeto: CONFIRA O VÍDEO

Outras Notícias

Palestra sobre “Primeira Infância” realizada pela Prefeitura traz temas importantes para os pais da maternal

O evento constitui-se em estimular um desenvolvimento maior durante esta fase das crianças

Festa da Família promove integração familiar e valorização educativa na maternal

A família é a primeira sociedade que convivemos e a festa celebrou o amor entre alunos e familiares

Diversão e conhecimento no Dia do Índio da maternal

Os alunos aprenderam sobre a identidade do povo indígena e também sobre a influência deles no mundo atual

Dia do Livro Infantil é comemorado com Sítio do Pica-Pau Amarelo

A história foi interpretada através de uma peça de teatro para os pequenos